OBJETIVO
Promover o estudo e a pesquisa sobre o uso das analogias,
metáforas e modelos (função cognitiva) nas diversas formas de linguagem sobre sexualidade.
PRODUÇÕES/AÇÕES DOS MEMBROS DO GRUPO
Palestras e seminários
Mini Curso: Sexualidade em Freud
Aplicação da MECA com alunos do ensino médio
Produção de vídeos por alunos do ensino médio
Dissertações
Poemas/ músicas
Artigo VIII ENPEC/ 2011 – Banheiros, registros que falam
Artigo SENEPT /2012
Livro (proposta para 2012)
Dissertação: Rita
de Cássia Costa Teixeira
RESUMO :
O estudo buscou
apreender os sentidos atribuídos pela escola à sexualidade, examinando, em
especial, as concepções dos educadores que lidam diretamente com os alunos que
compõem a categoria nomeada “deficiência mental” e os efeitos dessas concepções
na expectativa, da escola, sobre as incapacidades e desvantagens da vida
afetiva e sexual desses alunos. Intentamos encontrar elementos e significações
para a sexualidade presentes na narrativa dos educadores ao abordarem
esse assunto no contexto escolar, bem como dialogar com alguns autores que apontam
a dificuldade dos educadores ao discutir tais questões. Propomos o tratamento
de nosso objeto de estudo a partir da pesquisa qualitativa, que se concentra na
busca da compreensão da dinâmica das relações sociais em sua complexidade. Como
instrumento de coleta de dados foram utilizadas a entrevista narrativa, a
entrevista semiestruturada e a observação livre do fazer docente, no desafio de
analisar as dimensões subjetivas e simbólicas da organização escolar sobre a
sexualidade. Priorizamos a instituição escolar por entendermos que ela é um
lugar privilegiado de produção de sentidos, valores e normas. O principal
intuito desse estudo foi focar o olhar sobre as questões da sexualidade na
escola inclusiva: um olhar científico e indagador. A análise dos dados revelou
que o mal-estar dos educadores pode estar no conflito que se estabelece entre
os aspectos biológicos e os aspectos culturais imbricados na vivência da
sexualidade dos alunos em questão, já que o corpo está situado na dimensão
social e simbólica; é o lugar, tanto do prazer quanto do afeto.
Palavras-chave:
Sexualidade. Deficiência mental. Inclusão.
Rita
de Cássia Costa Teixeira
Artigo apresentado no
VIII ENPEC/2011
O USO SISTEMÁTICO DE
ANALOGIAS E MODELOS NA EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL: UM INSTRUMENTO PARA AUXILIAR O
PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
O objetivo do estudo foi apresentar aos professores da Educação Básica de uma
escola da rede particular de ensino, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a
Metodologia de Ensino com Analogias (MECA), como instrumento facilitador na
abordagem da sexualidade humana visando uma aprendizagem significativa. Estudos
sinalizam que tratar tal questão no
espaço escolar pode gerar mal-estar em professores, alunos ou mesmo para
gestores, pois implica em lidar com as possibilidades de prazer e desejo que
estão além da dimensão biológica e reprodutiva, ou seja, lidar com a construção
da subjetividade humana. A MECA foi aplicada em um “Curso de Formação em
Sexualidade Humana” para professores, tendo como diretriz a temática
“Banheiros: registros que falam”. O uso sistemático de analogias e modelos
sexuais permitiu aos professores
acessar conhecimentos prévios sobre o assunto, rever a própria sexualidade,
refletir sobre conceitos e concepções, propiciando interação dialógica entre o
grupo, gerando aprendizagens significativas.
Palavras-chave:
Analogia, Modelo, Sexualidade, Aprendizagens
Significativas.
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