Publicações

OBJETIVO
Promover o estudo e a pesquisa sobre o uso das analogias, metáforas e modelos (função cognitiva) nas diversas  formas de linguagem sobre sexualidade.

PRODUÇÕES/AÇÕES  DOS MEMBROS DO GRUPO

  Programa de formação de professores
  Palestras e seminários
  Mini Curso: Sexualidade em Freud
  Aplicação da MECA com alunos do ensino médio
  Produção de vídeos por alunos do ensino médio
  Dissertações
  Poemas/ músicas
  Artigo VIII ENPEC/ 2011 – Banheiros, registros que falam
  Artigo SENEPT /2012
  Livro (proposta para 2012)


Dissertação: Rita de Cássia Costa Teixeira 

RESUMO :
O estudo buscou apreender os sentidos atribuídos pela escola à sexualidade, examinando, em especial, as concepções dos educadores que lidam diretamente com os alunos que compõem a categoria nomeada “deficiência mental” e os efeitos dessas concepções na expectativa, da escola, sobre as incapacidades e desvantagens da vida afetiva e sexual desses alunos. Intentamos encontrar elementos e significações para a sexualidade presentes na narrativa dos educadores ao abordarem esse assunto no contexto escolar, bem como dialogar com alguns autores que apontam a dificuldade dos educadores ao discutir tais questões. Propomos o tratamento de nosso objeto de estudo a partir da pesquisa qualitativa, que se concentra na busca da compreensão da dinâmica das relações sociais em sua complexidade. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas a entrevista narrativa, a entrevista semiestruturada e a observação livre do fazer docente, no desafio de analisar as dimensões subjetivas e simbólicas da organização escolar sobre a sexualidade. Priorizamos a instituição escolar por entendermos que ela é um lugar privilegiado de produção de sentidos, valores e normas. O principal intuito desse estudo foi focar o olhar sobre as questões da sexualidade na escola inclusiva: um olhar científico e indagador. A análise dos dados revelou que o mal-estar dos educadores pode estar no conflito que se estabelece entre os aspectos biológicos e os aspectos culturais imbricados na vivência da sexualidade dos alunos em questão, já que o corpo está situado na dimensão social e simbólica; é o lugar, tanto do prazer quanto do afeto.
Palavras-chave: Sexualidade. Deficiência mental. Inclusão.


Rita de Cássia Costa Teixeira

Artigo apresentado no VIII ENPEC/2011

O USO SISTEMÁTICO DE ANALOGIAS E MODELOS NA EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL: UM INSTRUMENTO PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
                                                   

RESUMO:

O objetivo do estudo foi apresentar aos professores da Educação Básica de uma escola da rede particular de ensino, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Metodologia de Ensino com Analogias (MECA), como instrumento facilitador na abordagem da sexualidade humana visando uma aprendizagem significativa. Estudos sinalizam que tratar tal questão no espaço escolar pode gerar mal-estar em professores, alunos ou mesmo para gestores, pois implica em lidar com as possibilidades de prazer e desejo que estão além da dimensão biológica e reprodutiva, ou seja, lidar com a construção da subjetividade humana. A MECA foi aplicada em um “Curso de Formação em Sexualidade Humana” para professores, tendo como diretriz a temática “Banheiros: registros que falam”. O uso sistemático de analogias e modelos sexuais permitiu aos professores acessar conhecimentos prévios sobre o assunto, rever a própria sexualidade, refletir sobre conceitos e concepções, propiciando interação dialógica entre o grupo, gerando aprendizagens significativas. 

Palavras-chave: Analogia, Modelo, Sexualidade, Aprendizagens Significativas.


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